segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumo das aulas 
Aula 01 
Coesão e Coerência
Para entendermos coesão e coerência, temos que considerar a hierarquia de valores existentes entre palavra e texto. É essa hierarquia que determina a coerência, tendo em vista que o texto é um “todo” de significado.
Só podemos considerar um texto como texto, se levarmos em conta sua organização sintático-semântica em primeiro lugar. A coesão equivale à relação entre palavras, orações e períodos que compõem um texto. Quando chegamos ao “todo” no sentido global, temos a coerência; um fator depende do outro, ou seja, a coerência pressupõe a coesão.
Não reconhecemos coesão e coerência em uma sequência como:
DIA É MUITO ESPECIAL VIDA MINHA EM.
No entanto, reconheceríamos como coerente a sequência
ESTE DIA É MUITO ESPECIAL EM MINHA VIDA, pois houve uma organização sintático-semântica, o que não ocorreu na frase anterior.

         O conceito de coesão textual diz respeito a todos os processos que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual”.

            A coesão pode ser estabelecida por meio de mecanismos referencias e sequenciais, então Platão e Fiorin (1999) propuseram suas classificações de coesão:

Coesão por retomada ou por antecipação (COESÃO REFERENCIAL):
Retomada ou antecipação por uma palavra gramatical
São classes gramaticais (artigos, pronomes, numerais, advérbios, verbos) que funcionam como elementos de retomada (ANAFÓRICOS) ou de antecipação (CATAFÓRICOS) de outros términos enunciados no texto. Exemplo: Estamos (a) reunidos para examinar o caso. Eu, a diretoria e vocês entendemos que não se trata de uma questão simples. Ela (b) deve ser analisada com muita cautela, por isso nós (c) nos encontramos aqui.
            Podemos observar as expressões destacadas e verificar que:
(a)  “Estamos” é o verbo que antecipa o sujeito “eu, a diretoria e vocês”. É um elemento CATAFÓRICO.
(b)  “Ela” é um pronome que retoma “uma questão”, portanto um elemento ANAFÓRICO.
(c)  “Nós” é pronome (elemento anafórico) que retoma o sujeito “eu, a diretoria e vocês”
É isso que denominados “retomada ou antecipação por uma palavra gramatical”. Podemos encontrar em um texto vários elementos que estabelecem essa retomada ou antecipação e são eles que estabelecem as ligações no texto, chamamos isso de coesão referencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário